Comunicados

Comunicado CBX nº 17/2019: Xadrez e Olimpíadas! Mais um passo

14/02/2019 - 17:26

Após a iniciativa da FIDE America em colocar o Xadrez nos jogos no ODESUR (Jogos Sulamericanos) através da carta entregue ao Presidente da ODESUR e presidente do Comitê Olimpico Paraguaio Lic. Camilo Perez no dia 20/05/2018 em Asuncion, Paraguai. pelo Deputy da FIDE nas Americas e Presidente da CBX GM Darcy Lima juntamente com O Presidente da FEPARAJ Ronald Zarza e outras autoridades tivemos já progresso . Este foi a pedra inicial para que o projeto do xadrez entrar no Movimento Olimpico por um jogo regional ( jogos Sulamericanos ) entrasse em vigor.
O Presidente da CBX já teve encontro em Janeiro de 2019 com o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Paulo Wanderley onde o tema foi abordado.
Agora temos mais uma boa noticia com o encontro do presidente da FIDE America AI Jorge Vega com o Presidente do Comitê Olímpico Equatoriano que também prometeu apoio ao Xadrez nos Jogos Sulamericanos (parte do ciclo Olimpico).
A FIDE agora través de seu Deputy GM Bachar Kouatly Presidente da FFE apresentou uma demanda para que o COI inclua nos jogos olímpicos de Paris 2024 o xadrez como jogo demonstração e teve excelente receptividade pelo Comitê Organizador Local.
Com trabalho e estratégia vamos chegando cada vez mais perto e certamente estaremos lá em 2022!

Twitter Youtube Facebook