Arbitragem

Regras que também devem ser especificadas nos regulamentos de torneio STD

28/02/2018 - 15:21

1. Horário de atraso - De acordo com o artigo 6.7.1 da Lei do Xadrez da FIDE, o regulamento de um evento deve especificar o horário de atraso: (por exemplo, 1 hora). Se o horário de atraso não for especificado no regulamento técnico do evento, folder, ou mesmo no Congresso Técnico, a tolerância será zero.
2. Condições especiais para empate de comum acordo - De acordo com o artigo 9.1.1 da Lei do Xadrez da FIDE, o regulamento técnico de um evento pode especificar que os jogadores não podem oferecer ou concordar com um empate de comum acordo, seja em menos de um número especificado de movimentos ou em tudo, sem o consentimento do árbitro. Se não for especificada no regulamento técnico do torneio restrição a empate de comum acordo, então, de acordo com o artigo 5.2.3 das Lei do Xadrez da FIDE, os jogadores podem oferecer ou concordar com uma proposta de empate quando ambos tiverem feito pelo menos um lance completo. (exemplo: 1. e4 - e5).
3. Dispositivo Eletrônico - De acordo com o artigo 11.3.2.1 da Lei da FIDE do Xadrez, o regulamento técnico de um evento pode permitir que o jogador tenha um dispositivo eletrônico não aprovado especificamente pelo árbitro no local de jogo, desde que este dispositivo esteja completamente desligado e armazenado na bolsa de um jogador. Esta bolsa deve ser guardada de acordo com o que for especificado pelo árbitro. Nenhum jogador estará autorizado a consultar o que estiver guardado nesta bolsa sem o consentimento do árbitro.Se tal permissão não for especificada, então o jogador estará proibido de manter qualquer dispositivo no local de jogo.
4. Escore - De acordo com o artigo 10.1 da Leis do Xadrez da FIDE, o regulamento técnico de um evento pode especificar um sistema de pontuação diferente. Por exemplo sistema 310. Se nada for especificado, a pontuação normal usada será a convencional:(1, ½, 0).
5. Procedimentos de Apelação - De acordo com o artigo 11.10 da Lei do Xadrez da FIDE, o regulamento técnico de um evento pode especificar que um jogador não pode apelar contra qualquer decisão do árbitro, se ele tiver assinado a planilha. Se não for especificado, o jogador pode apelar mesmo que tenha assinado a planilha. É altamente recomendável que um Comitê de Apelação seja nomeado com antecedência, de preferência no Congresso Técnico.
6. Vedação de uso a vestimenta inadequada - De acordo com o item 9.2 das Regras de Competição FIDE C.05, o regulamento técnico de um evento pode especificar proibição a determinado tipo de vestimenta. Por exemplo: Os jogadores deverão se apresentar no salão de jogos em traje adequado sendo vedado o uso de calção, sunga, maiô, camisa regata, chinelos etc...

Twitter Youtube Facebook