Arbitragem

106ª Questão:

04/08/2004 - 16:37

Pergunta: Quando o jogador reivindica empate por repetição da posição por pelo menos 3 vezes, o árbitro vai verificar as anotações dos jogadores para ver se realmente a reclamação está correta. O tempo do reclamante fica correndo neste periodo ou o relógio fica parado?

Resposta: Para reclamar empate, com base nos Artigo 9.2 e 9.3, o jogador deverá, imediatamente, parar os relógios e chamar o árbitro, que, então verificará as planilhas mantendo o relógio parado. É claro que se a posição estiver por aparecer, o reivindicante primeiro deverá anotar seu lance na planilha e declarar ao árbitro a sua intenção de fazer o referido lance.
Se a reclamação for correta, a partida será imediatamente considerada empatada. Todavia, se a reclamação for considerada incorreta, o árbitro antes de acionar o relógio para continuação da partida, adotará o seguinte procedimento:
a) adicionará 3 (três) minutos ao relógio do oponente; e,
b) deduzirá metade do tempo restante do tempo do jogador reivindicante, até um máximo de três minutos. Se o jogador reivindicante tiver mais de um minuto, mas menos de dois minutos, seu tempo remanescente passa a ser de um minuto. Por outro lado, se o jogador reivindicante tiver menos de um minuto, o árbitro não poderá fazer qualquer ajuste no relógio. A partida deverá prosseguir, normalmente, e o lance pretendido deverá ser executado. Esse é o ritual estabelecido na lei do xadrez.

Esta questão foi-nos sugerida por André Cardon, a quem agradecemos a colaboração.

Quem estiver interessado em colaborar com questões de arbitragem, favor enviar email para

AI Antonio Bento
com cópia para
ou com cópia para

Twitter Youtube Facebook