Torneios

Curso de Arbitragem 2017 - AI Roberto Telles de Souza

ID: 3838 - Regulamento

CURSO DE ARBITRAGEM DE XADREZ
Oficializado pela:
CBX - Confederação Brasileira de Xadrez - Registrado na CBX sob ID 3838/17
Mentor e Organizador
Roberto Telles de Souza (ID CBX 123) e Felipe Gabriel Marino (ID CBX 5756)
Local e endereço:
Local: Rua Dr. Prudente de Morais, 990 - Centro, Tatuí - SP.
Datas e horários:
05/08/2017 (Sábado) – das 09:00 h às 18:00 h (com intervalos);
06/08/2017 (Domingo) – das 09:00 h as 18:00 h (com intervalo).
Carga horária:
16 (dezesseis) horas, mais avaliação.
Conteúdo programático:
– Apresentação;
– Introdução conceitual
– Leis do Xadrez da FIDE (regras de jogo e de competição);
– Exemplos de situações ocorridas em competições para análise (“case study”);
– Modalidades de competições;
– Emparceiramento (manual e por softwares de emparceiramento);
– Noções de organização de competições;
– Critérios de desempate;
– Orientações de como conduzir um torneio (papel e postura do árbitro);
– Noções de organização de eventos;
– Ética.)
Avaliação e certificados:
Os aprovados, por avaliação de aproveitamento, recebem o título de Árbitro Auxiliar da CBX, sem necessidade de estágio, e receberão certificados de credenciamento. Haverá dois tipos de certificados: o de aprovado, para os que obtiverem a nota mínima de 7,0 (sete), além da frequência mínima do tempo estabelecido na carga horária prevista; e, apenas, o de participação para os que tiverem notas inferiores às notas de aprovação, desde que tenham cumprido a frequência mínima. Os certificados de aprovação serão reconhecidos pelas entidades oficiais, concedendo aos aprovados o título de Árbitro Auxiliar, podendo eventualmente serem convidados, ou indicados, a arbitrar em eventos dessas entidades.
Inscrições:
– Número de vagas para o curso: Mínimo: 15; Máximo: 30.
– Idade mínima: 16 anos completos.
– Valor do investimento: R$ 120,00.
– Data limite para inscrição – 02/08/2017. Depois de encerrada a data de inscrição, pode ser enviado e-mail para a organização verificando a disponibilidade de vagas.
– Dados para depósito: Banco Itaú - Agência: 4890 – Conta corrente: n° 21155-2, em nome de: Roberto Telles de Souza – CPF 925473208-78.
– Não será aceito depósito por envelope em caixa eletrônico.
– Enviar cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição juntamente com nome completo e telefone para o e-mail: marinoxadrez@gmail.com
Material didático:
As regras e regulamentos serão disponibilizados antecipadamente por e-mail para estudo, assim que forem confirmadas as inscrições, ou então, serão entregues impressas no início do curso. – Necessário levar notebook ou pendrive para o curso.
Outras informações:
Com Felipe Marino (19) 99369-3081, e-mail: marinoxadrez@gmail.com
Observações:
1. A realização do curso está condicionada ao mínimo de 15 inscrições confirmadas. 2. Caso o curso não ocorra, o valor depositado será devolvido integralmente na conta informada pelo aluno. 3. Havendo o curso, em hipótese alguma haverá restituição do valor pago a título de inscrição. 4. Os aprovados recebem o título de Árbitro Auxiliar da CBX, sem necessidade de estágio, e receberão certificados de aprovação.

* Roberto Telles de Souza: Árbitro Internacional de Xadrez pela FIDE – Federação Mundial de Xadrez, tendo atuado em vários eventos importantes como finais de campeonatos mundiais de diferentes categorias, torneios internacionais magistrais; finais de campeonatos Pan-americanos de Xadrez; festivais nacionais de Xadrez; finais de Campeonato Brasileiro Absoluto; finais de Campeonato Paulista Absoluto; Jogos Regionais e Abertos do Interior de São Paulo, Paraná e Minas Gerais; ministrou inúmeras palestras e organizou encontros nacionais em vários estados brasileiros. Ministra cursos de arbitragem de xadrez desde o ano 1972 nos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais entre outros.

Twitter Youtube Facebook